Minha reflexão e auto avaliação sobre a ação

AÇÃO: «BIBLIOTECA ESCOLAR – DESAFIOS NO CONTEXTO DA ESCOLA ATUAL»


Este texto é uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e os resultados
alcançados ao longo da acção de formação intitulada “ A biblioteca escolar- desafios no contexto da sociedade actual ” que decorreu em Beja de 9 de Março a 27 de Abril de 2012.

Trazia muitas expetativas até frequentar esta ação de formação.
Ela estava prometida para todos os professores bibliotecários desta área geográfica desde o ano letivo passado e pelos motivos que todos sabemos e que não cabe aqui invocar, só surgiu em Março de 2012.
Depressa percebi que seria matéria de fácil aplicação no trabalho que realizo na BE, pela sua componente teórica, mas bastante prática; tornando-se uma mais valia para qualquer um que trabalhe numa biblioteca, quer seja docente ou assistente operacional.
A primeira sessão foi de grande importância foi–nos pedido que criássemos um blog, publicação de um ficheiro no www.slideshare.net/ ; pesquisa de um vídeo da Dra. Teresa Calçada no >www.youtube.com> e respetiva publicação no nosso blog.
A segunda sessão, sob o tema conceito e potencialidades de ferramentas colaborativas WIKI  e  PREZI proporcionou uma reflexão sobre a importância das mesmas.
Foi-nos solicitado a elaboração de uma pequena apresentação em PREZI que refletisse, de algum modo, como esta ferramenta nos é útil na nossa BE.
Uma das conclusões a retirar sobre o desenvolvimento da Biblioteca 2.0, apontava para a necessidade de formar, professores e alunos, nas novas tecnologias de informação assim foi-nos pedido criação de uma Wiki também da ferramenta PBWORKS que é outra ferramenta de grande utilidade. As suas vantagens pedagógicas são claras. Através de um tema, o professor cria uma introdução que vai permitir organizar uma série de tarefas que deverão ser progressivamente realizadas pelos alunos, podendo controlar e ao mesmo tempo ajudar os mesmos durante a sua realização, criando ligações a páginas Web, para que estes não percam tempo à procura das informações mais relevantes.
Estas duas ferramentas, para além dos benefícios que oferecem ao nível pedagógico, cativam e motivam os alunos para outras aprendizagens multidisciplinares . Elaborámos uma reflexão pessoal sobre a nossa perspetiva do uso das Wiki´s, constrangimentos e potencialidades a nível de um trabalho colaborativo
Na terceira sessão, tivemos a presença do coordenador interconcelhio Carlos Pinheiro que nos fez uma apresentação sobre a avaliação RED e e as potencialidades da ferramenta Diigo. Na parte prática da ação explorámos as ferramentas Diigo e Library Thing e realizámos as respetivas atividades propostas.
O resultado deste meu trabalho, enriquecido com propostas retiradas de contributos Diigo de outros utilizadores, está já a ser aplicado no entrecruzamento entre Diigo - >; Facebook e Twitter. A metodologia utilizada pelos formadores pareceu-nos correta pois permitiu, a abordagem de todos os domínios das ferramentas.
A quarta sessão, tivemos a presença do coordenador interconcelhio João Paulo Proença que nos nos mostrou as possibilidades de participação em comunidades e grupos de leitura em ambientes virtuais, refletindo sobre algumas das suas aplicações potenciais nas BE. Este trabalho socorreu-se de duas ferramentas: o Twitter, Facebook e Hootsuite.
A quinta sessão será para cada formando apresentar o seu port-fólio. No desenvolvimento deste trabalho vou apresentar a minha reflexão bem como a respetiva auto avaliação.

Trabalho desenvolvido, dificuldades sentidas e competências adquiridas.

Todo o trabalho desenvolvido durante a formação, foi bastante positivo para mim que estive de baixa médica até dia 29 de fevereiro. As tarefas desenvolvidas foram, todas elas de grande utilidade e permitiram-me utilizar algumas ferramentas que me eram desconhecidas.
Devo salientar que as leituras e reflexões propostas ao nível ao nível da avaliação dos RED revelaram-se essenciais para uma melhor compreensão dos conhecimentos e aprendizagens.
Senti algumas dificuldades na abordagem das ferramentas cujos tutoriais eram em inglês mas apoiada nos tutoriais disponibilizados ao longo das sessões na plataforma, superei essa minha dificuldade em relação à língua inglesa.
Ao longo da formação tentei sempre realizar todas as atividades da melhor forma, empenhando-me e usufruindo ao máximo da sua utilização.
Em termos de interação com os meus colegas, nem sempre pude interagir como seria de esperar com todos, uma vez que, até 48 horas antes da apresentação do port-fólio à turma, havia vários formandos que tinham o blog e a página Wiki com acesso restrito aos colegas.
Consegui atingir o meu grande objectivo, que era o de criar a minha própria página Web com os conteúdos da formação, e através das ferramentas que fui aprendendo a utilizar, consegui complementar e tornar o seu conteúdo mais atrativo .

Apreciação da metodologia utilizada no curso

A metodologia utilizada no curso foi bastante eficaz, pois foram disponibilizados todos os meios para atingir os objectivos pretendidos (textos, vídeos, tutoriais e as várias ferramentas e exemplos) para a orientação no meu trabalho conducente à construção do meu blog. Forneceu um conjunto sólido de ferramentas Web 2.0 a serem praticadas posteriormente. Disponibilizou muitas leitura complementares e tutoriais de apoio à concretização das tarefas propostas.
Em relação aos conteúdos propostos e as tarefas solicitadas, considero que foram pertinentes, bem apoiada pelo Guias e Tutoriais com linguagem simples e adequada.

As várias pesquisas que foram realizadas ao longo desta formação permitiram-me não só adquirir novas aprendizagens, como também, realizar alguns objectivos pessoais, alterando positivamente a minha ideia sobre a utilização da internet e abrindo-me portas
para novas descobertas. Fiquei agradavelmente surpreendido com a potencialidade das ferramentas utilizadas e com enorme vontade de continuar a explorar este “mundo” que é a Web.

Trabalhos realizados durante o curso de formação

Os trabalhos que realizei ao longo de toda a formação, foram todos eles de grande importância visto que trouxeram novidade e inovação ao tipo de trabalhos que estava habituado a realizar na prática pedagógica da minha biblioteca.
O facto de ter tido sempre a orientação e feedback das formadoras permitiu-me um maior à-vontade e autoconfiança na sua concretização.
Considero que o tempo disponibilizado para cada tarefa foi correto.
Os meus trabalhos encontram-se expostos de forma organizada no meu e-portfólio.

Apreciação global do curso de formação

Considero que o curso de formação conseguiu superar as minhas expectativas, permitindo-me adquirir muitas competências relativas à utilização de ferramentas web 2.0 e à sua aplicação na prática pedagógica inerente a uma biblioteca escolar do sec. XXI.
Não foi a minha primeira experiência de ensino com ferramentas Web 2.0, fiquei com vontade de me atualizar mais neste campo uma vez que as ferramentas Web 2.0 são inúmeras. Ando a explorar o Smilebox.

A minha auto-avaliação e justificação da mesma.

Fui sempre assídua, pontual, cumpri os prazos; participei com muito interesse nos fóruns para o qual fui solicitada.
Procurei sempre que as minhas intervenções fossem pertinentes e contribuíssem não só para o esclarecimento de algumas dúvidas, mas também num espírito de entreajuda e de partilha com os outros formandos, o que nem sempre foi possível pois alguns destes não abriram os seus blogs e wikis a todos os colegas.
Procurei realizar um trabalho com qualidade e adequado aos objetivos desta ação e que se virá a reflectir na melhoria da prática da minha biblioteca escolar .
O meu e-portefólio apresenta-se na medida do possível, organizado e completo.
Estes factores levam-me a concluir que tive um bom empenho/desempenho nesta formação de nível Excelente.

Conclusão

 De acordo com o referido anteriormente, a realização desta formação foi, sem dúvida, uma boa opção.
A ação superou as minhas expectativas na medida em que não só me motivou para a descoberta das novas tecnologias Web 2.0, como também me incentivou a continuar a utilizar no futuro os conhecimentos adquiridos, criação de uma página da Biblioteca no Facebook etc. bem como procurar explorar outras ferramentas Web 2.0 por minha iniciativa.
Gostaria de acrescentar que este tipo de formação, para além da inovação e da sua utilidade prática, cativou-me bastante e motivou-me para a realização de mais atividades.
Como sugestão, gostaria que fosse realizada uma formação nos mesmos moldes que esta, noutro centro de formação, a fim de dar continuidade a este trabalho e a este grupo de formandos com novas aprendizagens e talvez com outras ferramentas Web 2.0
Para finalizar, gostava de agradecer a disponibilidade das formadoras Elsa Conde, Maria do Carmo Cunha e Maria José Alves que tiveram um papel tão árduo de gerir vinte e nove formandos numa mesma formação tão espaçada no tempo.

Em jeito de conclusão, partilha-se aqui a visão de Toffler:

Os iletrados do ano 2000 não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender “ Alvin Toffler

Tradução da citação original de TOFFLER, Alvin: "the illiterate of the year 2000 will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn" (NATIONAL STAFF DEVELOPMENT COUNCIL - NSDC – Staff Development Library: Powerful words. Oxford: NSDC, 2007 [Consult. 30-05- 2011]. Disponível em www: URL: http://www.nsdc.org/library/words.cfm>

Endereço do meu e-portfólio:
http://naaprateleira.blogspot.com

Endereço do resultado do meu projecto Wiki:
http://wikisaosebastiao.pbworks.com

Endereço do meu Library Thing:
http://www.librarything.com/home/mariasousa

Endereço do meu diigo:
http://www.diigo.com/user/papirus

Endereço do meu TWITTER
https://twitter.com/#!/casalsousa

Endereço do meu FACEBOOK
http://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Aurelio-Frazao-Saragoca/251753671555980

Endereço do meu HOOTSUITE
http://hootsuite.com/dashboard

Até sempre! 27 de Abril de 2012


Semana da Leitura 2012